Receita de tradição familiar preparada em ocasiões festivas. A sua transmissora ainda hoje semeia e mói o milho.
Comece por moer o milho no moinho manual para obter a farinha.
Depois de moída, passe-a por uma peneira que permitirá a separação entre a farinha mais fina e o farelo destinado à alimentação dos animais.
Entretanto, coloque uma panela com água ao lume até levantar fervura.
Retire um pouco dessa água com um copo de alumínio e dissolva aí o sal.
De seguida, disponha a farinha numa bacia de barro e vá adicionando a água aos poucos, envolvendo sempre com o auxílio de uma colher de pau para não queimar as mãos.
Este é um processo moroso, uma vez que não existe uma quantidade certa de água, pois tudo depende da qualidade do milho, ou seja, se este tiver sido semeado em terrenos secos, vai absorver mais água; pelo contrário, se tiver sido semeado em terrenos lentos, precisará de menos quantidade de líquido.
Quando obtiver uma pasta, não muito mole, coloque um pano por cima para abafar e deixe repousar por umas horas (3 a 4) ou a noite toda.
Terminado esse período, volte a amassar adicionando, aos poucos, a farinha de trigo, a farinha de centeio e o fermento caseiro.
Estas duas farinhas vão dar alguma leveza à broa de milho para não ficar um pão tão pesado.
Depois da massa bem trabalhada, e com todos os ingredientes envolvidos, faça uma bola que se polvilha com farinha e, como manda a tradição, desenhe com a mão uma cruz no cimo da massa, pois os católicos acreditam que assim o pão leveda melhor e rende mais.
Deixe passar mais 4 horas, pelo menos, até que a massa comece a fender ou rachar, o que significa que está pronta para ser trabalhada e moldada.
Enquanto a massa leveda, coloque a lenha no forno até ficar com brasas e, quando estiver bem quente, introduza as broas, deixando-as cozer durante cerca de uma hora.
A cozedura do pão caseiro não é uma ciência exata e, por isso, convém abrir a porta para verificar se estão com um aspeto dourado e estaladiço.
Quando tal suceder, retire as broas do forno e saboreie-as.
A saber… Fermento caseiro: da massa levedada, antes de se fazerem as broas, retira-se um pouco da massa (massa madre), que se reserva para a próxima fornada.
Delfina Maria Sousa Rodrigues, 79 anos, agricultora
Todo o ano.